Notícias
- 29/09 BNDES cria área para empresas de petróleo e gás (O Estado de S. Paulo)
- 22/09 Prodetur avança e BNDES vai financiar mais de R$ 1 bilhão para a hotelaria (Tribuna do Norte)
- 20/09 Cartão BNDES financia compra de componentes para PMEs (Computer World)
- 09/09/2010 BNDES prorroga para março prazo do PSI (Diário do Grande ABC)
- 27/08/2010 Empresa "sem BNDES" tem juro maior (Folha de S. Paulo)
- 26/08/2010 BNDES consolida parceria com cooperativas de crédito (PEGN)
- 25/08/2010 BNDES vai abrir linha de crédito para Plano de Banda Larga (Agência O Globo)
- 25/08/2010 Migração do crédito afeta carteira de bancos privados (Valor Online)
BNDES consolida parceria com cooperativas de crédito
Painel do II Fórum Nacional de Cooperativas de Crédito de MPE mostra resultados de quatro cooperativas inovadoras de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná
26/08/2010 - PEGN/Cooperativismo de Crédito
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já desponta como o grande parceiro das cooperativas de crédito. Cerca de 40% da carteira de microcrédito do BNDES é constituída de repasses para as cooperativas que operam com micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.
O painel “Cooperativismo de Crédito e Microfinanças”, que fez parte da Programação do II Fórum Nacional de Cooperativas de Crédito de MPE – Disseminando Boas Práticas e Governança, mostrou a sinergia já consolidada entre o BNDES e esse segmento financeiro, tendo o Sebrae como articulador, na promoção do desenvolvimento local.
Coordenado pelo gerente de Acesso de Serviços Financeiros do Sebrae em Minas Gerais, Alessandro Barbosa Chaves, o painel, no formato de um talk show, mostrou as experiências de sucesso das cooperativas Sicoob Credinova, sediada em Morada Nova (RJ); Sicredi Empresarial, de Campo Grande (MS); Sicredi Noroeste de Três de Maio (RS) e da Cresol Cerro Azul (PR).
INOVAÇÃO
Carlos de Paula Coelho de Souza, da Sicoob Credinova, informou que a cooperativa tem 6.500 clientes espalhados por 15 municípios do centro-oeste mineiro. A grande inovação da cooperativa que nasceu rural e se adequou ao regime de livre admissão em 2007, foi a diversificação dos serviços prestados aos associados e a implementação da metodologia (orientação e monitoramento) do microcrédito nas operações de financiamento com toda a carteira de clientes. Antes disso, a inadimplência na área de microcrédito, em 2008, era de 0,4% enquanto nas demais operações estava em torno de 5,11%. Agora, considerando-se todas as operações a inadimplência geral caiu, em dois anos, para 1,8%.
Paulo Bender de Camargo, da Sicredi Noroeste informou que a a cooperativa atua de acordo com as necessidades do negócio do cliente. Por exemplo, dá atenção para jovens que queiram instalar lan-houses. Também pretende associar sete mil crianças e adolescentes, além de financiar reformas de casas e reparos de veículos. Trabalha em conjunto com as associações comerciais/empresarias e também com sindicatos de agricultores.
Patrícia Belter Grau informou que a Sicredi Empresarial fez uma parceria com a Associação de Ambulantes de Campo Grande, o que ampliou em 479 o número de seus associados. A cooperativa passou a atuar dentro do “camelódromo”, facilitando a vida dos lojistas.
Já Adriano Briatori, da Cresol Cerro Azul mostrou como o trabalho próximo aos seus associados, no caso produtores rurais, pode garantir-lhes a inserção em programas de compras de alimentos do governo, destinados tanto à merenda escolar ou à assistência social. Inserção que garante renda constante e melhor qualidade de vida às famílias desses produtores.